Torneira elétrica: fique por dentro de todos os benefícios

Torneira elétrica: fique por dentro de todos os benefícios

A torneira elétrica tem uma funcionalidade similar à de um chuveiro elétrico, e sua instalação é feita com base nas diretrizes comuns de uma torneira, com a diferença de que deve estar próxima a uma tomada.

Quando a energia elétrica é ligada, a água vai passar pela extensão do produto e sua resistência vai aquecê-la. A temperatura pode ser ajustada de acordo com as preferências do usuário, e existem modelos com 3 ou 4 opções de temperatura.

Mas esse produto não deve ser confundido com a torneira eletrônica, pois possui diferenças funcionais. Nesse modelo, é possível controlar a temperatura gradualmente e isso já vem definido no modelo.

A torneira eletrônica é uma variação da elétrica, mas permite fazer o controle da temperatura da água de maneira gradual, sendo o usuário quem vai definir o nível de calor ideal.

Mas a torneira elétrica tem ganhado muito espaço nas construções por ser financeiramente mais acessível e trazer muitas facilidades para o dia a dia, além de proporcionar conforto durante o uso.

Para entender melhor o assunto, este texto vai mostrar os diferentes tipos de torneiras elétricas, como escolher o modelo ideal para as necessidades, os benefícios que ela oferece e como fazer a instalação de forma segura.

Diferentes tipos de torneiras elétricas

Existem diferentes tipos de torneiras elétricas que se destacam no mercado, e entre as mais procuradas pelos consumidores estão:

Torneira black eletrônica Zagonel

Esse modelo de torneira elétrica funciona por meio de touch e possui um design diferenciado, indicador de temperatura em LED e bica giratória de 360°.

Pode ser instalado tanto na parede quanto na bancada, o que traz uma grande versatilidade para o usuário.

Torneira elétrica para parede de cozinha 4T Hydra

Esse modelo possui design contemporâneo, além de ser prático e compacto. Também conta com bica móvel, sistema multitemperatura e arejador articulável. O objetivo é garantir mais segurança durante o uso.

Torneira elétrica para parede de cozinha Fame

Um espaço com cozinha modulada em u também pode receber esse modelo de torneira elétrica que é muito prático de manusear.

Possui bica giratória alta, porque possibilita um jato d’água uniforme, além de contar com 3 temperaturas e sistema de vedação progressiva que aumenta a vida útil do produto.

Como escolher a torneira elétrica ideal?

Para escolher a torneira elétrica ideal, é necessário analisar muito mais do que a estética da peça, e entre os pontos que devem ser avaliados estão:

  • Local de instalação;
  • Tensão elétrica;
  • Tipo de cuba;
  • Tipo de Bica da torneira;
  • Temperatura da água;
  • Tonalidades.

É possível instalar a torneira na bancada ou na parede da cozinha, só que a instalação na bancada é mais fácil, e caso seja necessário adaptar o encanamento e a fiação, o procedimento também é mais simples.

O produto é posicionado na base da bancada, e dependendo do modelo, a fiação pode ser passada por dentro da bancada para que os fios não fiquem expostos.

Mas também é possível fazer a instalação na parede da cozinha, desde que a construção tenha fiação e tubulação que chegue até a parede.

Outro ponto que precisa ser observado é a tensão elétrica da torneira, e quanto maior for a potência, mais quente será a água. Uma torneira elétrica com 127V é mais comum e com boas opções de temperatura.

O proprietário do imóvel também pode investir em uma torneira de 220V, pois mesmo não sendo muito comum nas cozinhas, tem um excelente potencial de aquecimento.

O tipo de cuba da pia também exerce influência na escolha, tendo em vista que cada modelo suporta um tipo diferente de torneira. É possível encontrar opções para cuba simples, de apoio ou de apoio com mesa.

Antes de comprar, também é necessário analisar os diferentes modelos de bica, pois isso pode variar tanto na hora de instalar na parede quanto na hora de instalar na bancada.

Isso afeta muito a estética do ambiente, por isso é necessário considerar o aspecto visual na hora de escolher. Inclusive, é interessante observar outros pontos da composição do ambiente, como a ferragem para piso.

A potência das torneiras elétricas existentes no mercado varia bastante, e quanto maior ela for, mais rápido será o aquecimento. Em contrapartida, o consumo de energia também será maior.

Por fim, é interessante observar as diferentes tonalidades disponíveis para que o produto escolhido esteja de acordo com a decoração da cozinha.

Benefícios da torneira elétrica

O primeiro grande benefício da torneira elétrica é o conforto térmico, principalmente porque ajuda na hora de lavar a louça nos dias mais frios. Elas garantem uma água quente sempre que o usuário precisar, o que facilita a execução de várias tarefas.

Outro ponto positivo é que elas facilitam muito a limpeza e a remoção da sujeira e da gordura dos utensílios de cozinha. Água quente é capaz de diluir a gordura com mais facilidade, porque acaba por reduzir o uso de detergente.

Da mesma forma, a torneira elétrica diminui o uso de água, visto que a remoção dos resíduos é facilitada, rápida e satisfatória.

O usuário pode controlar a temperatura, geralmente tendo de 3 a 4 opções, para encontrar aquela que mais agrada no dia a dia. Outra facilidade é ter água em temperaturas elevadas para cozinhar, sem precisar ligar o fogão.

Como instalar a torneira elétrica com segurança?

Antes de começar a instalar a torneira elétrica, é necessário desligar a energia do imóvel e o sistema de abastecimento de água. É fundamental já estar com as ferramentas necessárias prontas e verificar se existe uma tomada próxima ao local.

A tensão da torneira precisa ser a mesma da tomada, além de ter todos os itens indicados no manual de instalação. Ao retirá-la da embalagem, é fundamental verificar se não está danificada e ler atentamente as instruções de instalação.

Os outros moradores devem ser avisados para que não religuem a energia e a água da casa e o responsável pela instalação precisa contar com todos os acessórios de segurança.

Quando tudo estiver pronto, é necessário retirar a torneira antiga com muito cuidado e, antes de retirá-la completamente, é fundamental se certificar de que esteja vazia. Em seguida, é necessário encaixar a nova torneira, antes de fazer as ligações elétricas.

Independentemente do estilo de construção da cozinha, podendo ser com forro com cortineiro ou qualquer outro tipo de material, antes de ligar a torneira, é necessário deixar a água correr para não queimar a resistência.

Nesse momento, o responsável pela instalação pode verificar se não existe nenhum tipo de vazamento. Feito isso, é um momento de fazer a ligação elétrica.

O primeiro passo é abrir a tomada e usar uma barra de terminais com parafusos para fazer a conexão dos fios elétricos da torneira aos fios que vão dentro da tomada.

É importante tomar cuidado ao fazer essa ligação corretamente, obedecendo às indicações de cores presentes no manual de instruções. Uma ligação segura é imprescindível para garantir a vida útil da rede elétrica e do eletrodoméstico.

Depois de fazer as ligações, é necessário passar fita isolante em todos os fios para impedir que a água chegue até eles. Enfim, os fios são guardados dentro da tomada, e esta deve ser fechada na sequência.

Cuidados importantes com a torneira elétrica

Assim como as empresas de geotecnia e fundações tomam todo o cuidado necessário antes de começar a construir a obra, a instalação de uma torneira elétrica exige alguns cuidados.

Muitos modelos possuem resistência de aquecimento antichoque, mesmo assim, é importante ter apoio técnico. Antes de prosseguir com a instalação seguindo as instruções do manual, é fundamental garantir um processo eficiente para evitar problemas futuros.

A verdade é que não existe muito segredo na hora de usar essa torneira, pois ela conta com regulagem de 3 temperaturas, e logo depois de ser instalada, tudo o que a pessoa precisa fazer é escolher a temperatura desejada para suas tarefas.

Mesmo sendo um produto seguro, é interessante observar algumas situações que indicam anormalidades, como o cheiro de queimado ou dificuldade para esquentar a água.

Basicamente, os mesmos cuidados que as pessoas precisam ter com o chuveiro elétrico deve ser transferido para a torneira elétrica, assim, fica muito mais fácil aproveitar seus benefícios.

Considerações finais

A torneira elétrica é um produto prático e que veio para trazer mais conforto e facilidade para o dia a dia, principalmente na cozinha.

Lavar a louça nos dias frios é uma das atividades mais desagradáveis do cotidiano, mas com a ajuda dessa torneira, vai ficar muito mais fácil enfrentar os dias frios.

Ela também colabora com a limpeza, facilitando a higienização dos utensílios domésticos, sem abrir mão da economia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *